Barca Velha 2008 - Douro - Denominação de Origem Controlada

BarcaVelha2008

Novo produto

BARCA VELHA 2008 - Douro - Denominação de Origem Controlada.

Mais detalhes

3 Itens

Em stock

Aviso: Últimos itens disponíveis!

560,00€

Ficha informativa

Tipo Tinto
Região Douro
Colheita 2008
Castas Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinto Cão
Teor Alcoólico 14 Vol.
Garrafa 75 cl.
Enólogos Luís Sottomayor

Mais informação

Barca Velha é a epítome, o primeiro, símbolo inquestionável da mais alta qualidade dos vinhos do Douro. Clássico, intenso, complexo, elegante e rico, os adjectivos são poucos para descrever aquele que é, desde a sua criação em 1952, o vinho português mais celebrado. Barca Velha é a base sobre a qual se formou a reputação da Casa Ferreirinha, a marca especialista com maior tradição de qualidade no Douro e uma das suas principais referências mundiais. Barca Velha é declarado somente em anos verdadeiramente excecionais (18 no total, incl.2008).

VINIFICAÇÃO

Barca Velha é vinificado na adega da Quinta da Leda. Para o lote desta colheita foram seleccionadas uvas da Quinta da Leda, que predominam, e de zonas altas da Sub-Região do Douro Superior. Após suave esmagamento e desengace total, as uvas esmagadas foram encaminhadas para cubas de inox e lagares com robots, onde se processou a maceração pré-fermentativa a frio seguida da fermentação alcoólica. Durante este período, procedeu-se a suaves remontagens por bomba e "pigeages" com robots, com temperatura controlada. Realizou-se ainda uma longa maceração pós-fermentativa para se obter a extracção aromática e polifenólica desejada. 

MATURAÇÃO

Os vinhos que, nesta fase, potencialmente dão origem a Barca Velha, foram transportados para Vila Nova de Gaia logo após o final da maceração onde, depois das fermentações de acabamento, foram submetidos a "elevage" ou maturação durante 16 meses em barricas de carvalho Francês novo, com 225 litros de capacidade. O lote final foi elaborado com base na selecção continuada das melhores barricas, resultante das inúmeras provas e análises efectuadas durante este período. Nesta selecção organolética rigorosa, norteada pelos tradicionais princípios da Casa Ferreirinha, reside o verdadeiro "segredo" do Barca Velha. Para preservar a sua mais alta qualidade, Barca Velha é engarrafado sem tratamento sendo natural a formação de depósitos.